quinta-feira, 9 de abril de 2015

Colônias Espirituais


Colônia Espiritual é um termo do Espiritismo, que designa um dos locais para onde vão as pessoas (espíritos) quando desencarnam e onde aguardam novas reencarnações, trabalhando e estudando.


Assim disse Jesus : 
''Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar''.

São cidades espirituais que servem de morada para os espíritos com algum grau de evolução, ou seja, que praticaram relativamente o lema moral faça aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem.

Apresentam prédios, pátios, jardins, casas, parques, árvores, hospitais, lazer, bibliotecas, onde os espíritos trabalham, estudam, reúnem-se às suas famílias desencarnadas, quando possível, e descansam.


Tal conceito foi amplamente abordado na série denominada A Vida no Mundo Espiritual psicografada pelo espíritoAndré Luiz, através do médium Chico Xavier, iniciada pelo livro Nosso Lar .

Colônia é região, território situado fora do âmbito geográfico de uma soberania, e cuja posse e administração esta exerce . As colônias espirituais estão nas regiões umbralinas (da primeira a quarta esfera espiritual acima da crosta terrestre), mas não são Umbral, pois são extensões extraterritoriais dos planos espirituais superiores (da quinta a sétima esfera espiritual acima da crosta terrestre). 



Por exemplo, Nosso Lar está na terceira esfera espiritual sobre a cidade do Rio de Janeiro e Alvorada Nova está na quarta esfera espiritual sobre as cidades de Santos, São Vicente,Praia Grande, Cubatão e Guarujá, no litoral do estado de São Paulo, ambas sobre o Brasil.

A codificação de Allan Kardec, obra básica da Doutrina Espírita, não se refere explicitamente às tais colônias. Mas na sua obra O Céu e o Inferno, segunda parte, cap. II - Espíritos felizes, temos reproduzidos trechos de comunicação, originalmente em alemão, de espírito que afirma ter sido uma condessa chamada Paula: Os vossos palácios de dourados salões, que são eles comparados a estas moradas aéreas, vastas regiões do espaço matizadas de cores que obumbrariam o arco-íris?


Algumas obras espíritas que tratam de colônias espirituais são:

Série A Vida no Mundo Espiritual, pelo espírito André Luiz, psicografada por Chico Xavier e Waldo Vieira, editada originalmente pela Federação Espírita Brasileira.

Memórias de um suicida, romance psicografado pela médium espírita brasileira Yvonne do Amaral Pereira, cuja autoria é atribuída ao espírito do romancista português Camilo Castelo Branco.

A série de livros, iniciada por Alvorada Nova , de autoria do espírito Cairbar Schutel e coordenada por Abel Glaser (coordenador de grupo de médiuns), editada pela Casa Editora O Clarim, Moradas Espirituais, da médium Vânia Arantes Damo.